DEPARTAMENTOS

ILUMINAÇÃO E ELÉTRICA

Assim como a decoração, cada cômodo da casa combina com um determinado revestimento. No mercado existem diversos tipos, cores e tamanhos, sem contar os modelos para cada lugar onde o piso será aplicado. É um espaço de circulação interna? Vai ter muita ou pouca circulação de pessoas? Terá contato com a umidade ou será instalado em área externa? Existem modelos para cozinha, sala, quartos, áreas gourmet, varandas e banheiro.

Aqui vai uma dica! Lugares mais quentes combinam com pisos frios, como porcelanato, mármore e granito; enquanto áreas mais frias são compatíveis com madeira e vinílicos, que se adequam melhor às temperaturas. Outra característica fundamental para a escolha de um revestimento de piso é a resistência à abrasão, ou seja, o desgaste que o material suporta diante do tráfego de pessoas e do contato com objetos.

O índice de resistência dos materiais geralmente é fornecido pelos fabricantes dos tipos de piso.
Se você optar por um piso cerâmico ou porcelanato, por exemplo, pode verificar o índice PEI (Porcelain Enamel Institute) do material, escala adotada pela indústria que varia de 0 a 5, sendo 5 o nível mais resistente.

Pisos externos, por exemplo, exigem PEI mais elevado.
Para pisos laminados de madeira, a resistência ao desgaste é dada por uma tabela que apresenta os índices AC2 a AC5, sendo o AC2 o menos resistente e o AC5 o mais resistente.

Plafons

A luminária do tipo plafon pode ser de sobrepor, que é quando o equipamento fica preso à laje, ou de embutir, quando se fixa ao forro de gesso. Assim, quanto maior o ambiente, maior deve ser o plafon para acomodar uma quantidade maior de lâmpadas.

Luminárias, Arandelas e Pendentes

As arandelas já viraram tendência de decoração tanto em ambientes internos quanto externos, como no caso de jardins, varandas, entorno de piscinas e áreas gourmet. O diferencial desses itens é que são sempre instalados nas paredes, valorizando os elementos do décor com um charme único.

As luminárias são divididas em categorias, de modo a englobar os diferentes modelos. Elas podem ser utilizadas tanto sobre bancadas e demais superfícies quanto diretamente no chão, a depender do tamanho.

O pendente, por sua vez, recebe essa denominação porque é instalado de forma suspensa. Ficam sempre dependurados, geralmente em fios longos, e com a fonte de luz instalada na ponta inferior. São muito utilizados para efeitos decorativos, embora não deixem a desejar no quesito conforto visual. Costumam ser instalados nos seguintes locais:

  • Mesa de refeição;
  • Bancadas;
  • Mezanino;
  • Laterais da cama.

Lustres

O lustre talvez seja o exemplar mais famoso da lista. Afinal, ele é sinônimo de sofisticação e requinte em qualquer tipo de décor. Tudo isso é possível graças às suas ramificações (braços) para instalação de diversas lâmpadas, o que os deixa ainda mais imponentes. Outra diferença básica dos lustres em relação aos demais itens é que eles são suspensos no teto, mas sem necessariamente pender sobre o ambiente, podendo ser embutidos. São utilizados principalmente nos seguintes cômodos:

Elétrica

O sistema elétrico de uma residência vai muito além do ligar e desligar de uma lâmpada. Não é à toa que durante quedas de energia ficamos deslocados em nossa própria casa! E mesmo sendo tão necessário em nosso dia-a-dia, não é todo mundo que entende o que está por trás desse sistema e o que o integra. Aqui na Alvorada você encontra solução completa para todas as fases da sua obra e com os materiais de elétrica

CONTATO

Tem alguma dúvida ou sugestão?

Preencha os campos abaixo e logo mais nosso atendimento especializado entrará em contao com você.